
A ORIGEM
A Quarto de Milha surge inspirado na tradição do Engenho de Bois e da cultura do Gibão de Couro.
Na década de 50, em Taboleiro Grande/RN, o casal Norberto e Terezinha da família Bessa construíam à mão o Engenho Tuiuiú, um raríssimo engenho de cana-de-açúcar original movido a tração animal, ainda em atividade, especializado na produção de rapadura e mel de engenho.

Os animais utilizados na moagem eram trazidos pelos vaqueiros encourados que adentravam nas caatingas espinhosas, perseguindo e arrebanhando os bois. A história conta que esta cultura do “Gibão de Couro” deu origem à vaquejada, patrimônio da cultura nordestina, onde o cavalo Quarto de Milha é o protagonista e o rei das pistas de competição.
A PRODUÇÃO

O Engenho Tuiuiú com mais de 70 anos de tradição no cultivo da cana-de-açúcar, aliado à expertise em destilaria do Engenho Vale Verde, elaborou a receita da Cachaça Quarto de Milha.
Numa palavra, a Quarto de Milha é paciência: são 365 dias para a maturação da cana para obter níveis ideais de açúcares; colheita manual com seleção rigorosa da matéria-prima; moagem da cana fresca imediatamente pós-corte e fermentação “caipira”, isto é, com leveduras naturais (autóctones), conferindo peculiaridades e atributos sensoriais únicos. A destilação acontece em alambiques de cobre, com aproveitamento apenas da porção NOBRE, chamado de coração, descartando-se as porções cabeça e cauda. Por fim, o paciente processo de envelhecimento em barris importados ex-whisky de Carvalho Europeu por 4 anos.
A apresentação da Quarto de Milha é sob responsabilidade da multinacional italiana Berlin Packaging Company. Nossa garrafa, a Philippos (do grego, amante dos cavalos) foi desenhada pela Bruni Glass, maior referência internacional em design de embalagens sofisticadas e elegantes.